quarta-feira, 8 de abril de 2009
segunda-feira, 6 de abril de 2009
Curiosidades: As varetas de calcular
Na China antiga os cálculos eram efetuados sem manipulação direta dos numerais: para tanto, eram usados os chou, pequenas varas de bambu. Os matemáticos chineses colocavam tais varetas em diferentes posições para representar os números e efetuar as operações. Essa manipulação era chamada de chou suan, o que significa literalmente "calcular com a ajuda dos chou".
Em 1971, foram encontradas trinta dessas varetas da época do imperador dos Han ocidentais.
Não existe atualmente qualquer indício que nos permita determinar com exatidão quando os chineses começam a usar as varetas de cálculo, mas parece que eles já haviam dominado essa técnica na época dos reinos Combatentes. De qualquer maneira, em textos oriundos daquele período já aparecem os ideogramas chou e suan.
para representar os números, as varetas eram colocadas em posição horizontal ou vertical.
A combinação dessas formas corresponde a um sistema decimal comparável ao que se usa atualmente no Ocidente. A escrita vertical serve para marcar as unidades, a horizontal as dezenas, a vertical as centenas, a horizontal os milhares, e assim por diante, havendo entre os sinais um espaço em branco que desempenha o papel do zero. Para representar um número bastava escrever essas formas verticais e horizontais da esquerda para a direita, alternando as unidades com as dezenas, centenas, milhares etc.
O sistema decimal propriamente dito apareceu na China entre o periodo conhecido como "da Primavera e do Outono". A partir de então, passou a ser possivel efetuar as operações aritméticas com a mesma facilidade e comodidade de hoje.
(Estraído de DU SHI-RAN. Trad. Sergio Nesi da Fonseca. O Correio da Unesco)
Assinar:
Postagens (Atom)